Mantra Om/Aum

Na era que atravessamos é cada vez mais frequente nos depararmos, nas mais diversas situações com o símbolo Om/Aum. Actualmente, podemos encontrar o símbolo artisticamente desenhado na rua pela qual passamos, em quadros ou até em elaboradas composições estampado em tecidos. Algumas mandalas possuem este símbolo no seu centro, algumas pessoas têm-no tatuado no corpo mas, o que significa afinal Om/Aum?

Em concordância com a tradição Indiana, o Om representa um mantra sagrado que possui uma força extremamente poderosa. É considerado “o sopro do criador que se encontra em todo o universo”. É o som pela qual se iniciam e terminam as orações, sendo parte integrante da grande maioria dos mantras que podemos ouvir e entoar.

Dentro do hinduísmo, esta sonoridade está associada à trindade Bhrama, Vishnu e Shiva (o que poderia ser comparado ao conceito da trindade Pai-Filho-Espirito Santo do catolicismo). É-lhe atribuído também a noção de corpo, mente e alma (composição trinaria do ser humano).

Várias escolas que seguem a tradição Védica definem o Om/Aum como o som universal, (representando o inicio o meio e o fim), a totalidade. Considerado o mátriká mantra na Índia que significa o som-matriz, aquele que tudo originou. É o som utilizado em meditações e mantras por ser considerado a “semente” que desenvolve o 6º centro energético (ou sexto chakra magno), que permite o desenvolvimento da intuição, da capacidade de meditação e também da clarividência.

Om/Aum é desta forma um mantra que pode ser repetido (isoladamente ou com outros mantras), conferindo uma forma de protecção pois ele representa a totalidade, o todo, o Deus, ou o Universo (como queiramos chamar). A entoação do mantra Om/Aum permite não apenas, uma abstracção do mundo terreno mas também uma conexão com o Eu espiritual, com o Universo, com o todo!

Como ferramenta para obter a paz interior podemos entoar diversas vezes o mantra “Om Mani Padme Hum”. Para obtermos auxilio, é indicado o mantra “Om Namah Shivaya” pois este tem o poder de destruir obstáculos, por exemplo. Tal como estes mantras, existem muitos outros que podemos estudar e entoar. Entoar um mantra é, uma forma de prece, e muitos dos mantras possuem no seu início e/ou término, o mantra Om/Aum.

Om Shanti!

Anastácia
Equipa Chave Mística

www.chavemistica.com