Esta questão ao longo dos tempos, tem suscitado uma grande discussão e divergências de opiniões, no público e estudiosos filosóficos. A astrologia ao longo dos séculos, contribuiu muito no sentido de esclarecer esta teoria e explicá-la de acordo com os estudos astrológicos. É um assunto muito complicado e difícil de lidar, mas vou tentar explicar de acordo com meus estudos astrológicos e diversas correntes. Todos os seres humanos buscam a felicidade e a verdade e essa busca é tão antiga quanto a própria vida e as escolhas que fazemos para atingir a felicidade.
Assim, o Karma – é a lei da causa e efeito, consequência de nossos atos, ou seja, o que já criamos por nossas acções no passado produzirá resultados no futuro.
O Livre-Arbítrio, é a capacidade de nós exercitarmos a nossa vontade sem interferência ou influencia de ninguém externo a nós, ou seja, termos a liberdade de agir.
No entanto o que nos diz a astrologia e alguns estudos, é que somos parcialmente livres, pois as escolhas que fazemos são movimentos do nosso próprio destino, ou seja podemos escolher sim alguns eventos práticos do dia-a-dia, (eventos menores), tenho o poder para decidir como penso, que atitude tomar, temos liberdade para criar e recriar a nossa vida, e irmos fazendo nossa aprendizagem na vida. Mas não podemos escolher quando morrer, adoecer, eventos drásticos e inesperados, mudar nossa ascendência, nacionalidade, hereditariedade...
Nós não somos totalmente “destinados” ou presos a um destino, mas também não temos a liberdade total do que fazer com nossas vidas, somos limitados pelo destino e o livre-arbítrio operam juntos. O livre arbítrio é o resultado do que acontece com você na vida, pois você aceita os eventos que chegam a cada momento na vida e trabalha o modo como reage a eles. Temos o livre arbítrio de acordo com um plano espiritual onde o destino também existe.
Isadora
Equipa Chave Mistica